ETA2

ETA2

No Horto Florestal localiza-se a CAP2, que represa e capta água do córrego do Retiro, utilizando-se de duas bombas de 350 CV de potência , sendo uma reserva da outra; com capacidade de recalcar cerca de 690 m³/h de água bruta. Esta que por meio de adutoras transporta a mesma até a ETA2 onde esta será tratada.

Na ETA2 a água bruta chega e após passar pela calha parshall começa a ser tratada recebendo o “PAC” e o cloro(gás cloro) no fim do Primeiro Floculador .

Sendo esta uma das diferenças no Tratamento de Água da ETA1 para ETA2,pois usa-se cloração por pastilha de Tricloro na ETA1 e cloração a gás na ETA2 além de que na ETA 1 é pós-cloração e na ETA2 é pré-cloração; isto quer dizer que na ETA1 adiciona-se o cloro após o Tratamento de Água e na ETA 2 adiciona-se no inicio do Tratamento de Água que mantém por todo o processo uma concentração ideal de cloro.

Na floculação da ETA2, existem 4 floculadores, eles trabalham em velocidades diferentes para facilitar a formação de flocos.

decantador possui um movimento laminar com baixa velocidade limitando aos flocos sedimentarem ao fundo do mesmo. O decantador da ETA2 possui escoamento da água horizontal, diferente ao da ETA1. A limpeza e lavagem dos decantadores consistem, basicamente, na remoção dos flocos acumulados no fundo do tanque, de modo que estes não interfiram na qualidade da água retirada da superfície e encaminhada às etapas seguintes, esta limpeza é realizada em media a cada 6 meses.

Depois de decantada a água segue para a filtração, este que possui objetivo de remover as impurezas, partículas sólidas que não foram removidos no decantador.

Após a filtração a água recebe através de bomba dosadora, flúor, que de acordo com as legislações existentes, a concentração de flúor para as águas de abastecimento publico para o ser humano de estar entra 0,6 a 0,8 mg/l.

Os filtros da ETA2 possuem um sistema hidráulico, com água pressurizada, que através de controles realizam a abertura e o fechamento dos registros dos filtros, facilitando a lavagem e o maior controle dos filtros.

A água após o tratamento ela é armazenada em reservatórios. Na ETA2 o volume total destes reservatórios é 2 milhões de litros de água.