SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BEBEDOURO

Bebedouro conquista verba para controle de perdas de água

02/08/2023

AS 16:11

Bebedouro recebe verba do Recurso do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande SP para reduzir perdas de água e avançar no saneamento básico

O SAAEB de Bebedouro obteve a aprovação do comitê da Bacia hidrográfica do Baixo Pardo/Grande 12ª região para receber uma verba de R$ 323.100,00, com o recurso não reembolsável do FEHIDRO, para a revisão do plano diretor de controle de perdas de água no município. O valor da contrapartida é de R$ 16.155,00.

O projeto conta com a anuência do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), que é responsável por definir as diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos do fundo.

Disponibilizando recursos financeiros para aprimorar a infraestrutura, a inovação, a sustentabilidade e a qualidade dos serviços públicos municipais.

O objetivo da revisão do plano diretor é reduzir as perdas físicas e comerciais de água, que representam um desperdício de recursos hídricos e financeiros, além de comprometer a qualidade e a continuidade do abastecimento.

Segundo o SAAEB, o trabalho já vem sendo realizado com eficiência e eficácia, o que coloca Bebedouro entre as cidades que estão obtendo melhores resultados neste controle.

Com a verba recebida, o SAAEB pretende realizar diagnósticos, estudos, projetos e obras para melhorar o gerenciamento e a operação do sistema, bem como implantar novas tecnologias e equipamentos para monitorar e controlar as perdas.

A expectativa é que o projeto traga benefícios para o meio ambiente, para a população e para a gestão pública, como a economia de água, a redução dos custos operacionais, o aumento da receita, a melhoria do atendimento aos usuários e a preservação dos mananciais.

O presidente do SAAEB, Gilmar Feltrim destacou que a conquista da verba foi fruto de um esforço conjunto da administração municipal, que precisou se adequar para cumprir todos os requisitos legais. Ele também afirmou que o estudo vai direcionar a autarquia em projetos para atingir o marco do saneamento básico de 25 por cento, muito antes do prazo estabelecido pela legislação federal, que é 2033.

“Queremos chegar a 100% de esgoto tratado, e reduzir as perdas de acordo com o marco do saneamento.
Isso vai trazer mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para Bebedouro”, disse Feltrim.