SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BEBEDOURO

Primeiros módulos do reator anaeróbico/aeróbio são entregues para a construção da ETE Córrego Bebedouro

21/08/2023

AS 11:08

SAAEB recebe os primeiros equipamentos para iniciar a obra da ETE Córrego Bebedouro

Na manhã de quinta-feira, 17 de agosto de 2023, os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB) receberam “os primeiros módulos do reator anaeróbio/aeróbio” para o início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Córrego Bebedouro.

A empresa Paques Brasil, vencedora da licitação, fez a entrega dos equipamentos. Também estiveram presentes os técnicos de montagem da Paques, que fizeram a inspeção técnica dentro dos reatores para verificar o que é necessário para o início da montagem.

A ETE Córrego Bebedouro é uma obra de grande importância para o saneamento básico e a preservação do meio ambiente de Bebedouro. Ela tratará cerca de 100% do esgoto coletado na cidade, contribuindo para a recuperação do Córrego Bebedouro, que já foi um local de lazer e beleza natural.

Segundo o projeto “Memórias: Uma reconstrução histórica do Córrego Bebedouro – 100% esgoto tratado”, o córrego já teve uma represa, uma cachoeira e até passeios de barco. Hoje, o córrego está poluído e degradado, mas com a ETE, ele poderá ganhar vida nova e recuperar sua importância histórica e ambiental.

A ETE Córrego Bebedouro utilizará tecnologias biológicas para o tratamento de efluentes, com os reatores anaeróbicos e aeróbicos.

 Esses reatores são equipamentos que utilizam micro-organismos para decompor a matéria orgânica presente no esgoto, reduzindo a carga poluente e gerando biogás como subproduto. O biogás pode ser aproveitado como fonte de energia renovável, contribuindo para a sustentabilidade do projeto.

“A previsão de entrega da obra será para 2024, mas já é possível ver o avanço na construção da ETE. Para a semana que vem, estão previstos a entrega de mais módulos e até o final do mês, tudo está programado para começar a montagem dos internos do primeiro reator. ” Diz o presidente do SAAEB, Gilmar Feltrim.

A ETE Córrego Bebedouro é uma iniciativa do SAAEB e da Prefeitura Municipal de Bebedouro que demonstra o compromisso dessas instituições com a qualidade de vida dos cidadãos e com a preservação dos recursos hídricos do município.

Além disso, o Saaebe participa de um projeto de compostagem que utiliza o lodo como resíduo orgânico. Esse projeto conta com a parceria das empresas Cargil, Deifrus, Granol, Bebedouro Caçambas e Prefeitura Municipal, e tem como objetivo principal destinar o valor arrecadado com as vendas das compostagens paras as entidades beneficentes de Bebedouro.