SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BEBEDOURO

QUALIDADE DA ÁGUA DE BEBEDOURO É UMA DAS MELHORES DO BRASIL

09/05/2022

AS 15:24

A água é o bem mais precioso para a sobrevivência da humanidade e se preocupar com a qualidade da água é de extrema importância. Afinal, a água, durante o processo de tratamento pode carregar agrotóxicos e outras substâncias que são consideradas perigosas para a saúde quando encontram-se acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde. 

Por conta disto, precisa haver rigoroso processo de tratamento para que a qualidade da água de Bebedouro seja a melhor possível, seguindo todas as normas de segurança e as exigências necessárias, visando sempre o bem da população. 

Todo este cuidado e preocupação com a qualidade da água acontece no Saaeb Ambiental, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro e a água da cidade é considerada uma das melhores do Brasil. 

Qualidade da água: Bebedouro é referência!

Cerca de 80% das cidades brasileiras oferecem água contaminada com produtos químicos acima do limite de segurança. Estudo divulgado em março pelo Repórter Brasil, mostra mais de 700 cidades do país com alguma alteração. 

O Mapa da Água foi construído a partir dos resultados de testes feitos pelas empresas e instituições responsáveis pelo abastecimento que integram a base de controle do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde e revela onde ocorreu esse tipo de contaminação. Bebedouro está fora do parâmetro considerado perigoso, com tudo dentro da normalidade e sem substâncias químicas irregulares encontradas durante a avaliação feita pelo Repórter Brasil. 

Água boa em Bebedouro, a qualidade do Saaeb!

Analisando o estudo do Repórter Brasil, com análises entre 2018 e 2020, pode-se concluir que os bebedourenses estão entre os poucos municípios que bebem água de excelente qualidade, estando entre o seleto grupo de cidades em que as substâncias encontradas na água estão dentro do limite de segurança. Para o presidente do Saaeb Ambiental, Gilmar Feltrim, a qualidade da água de Bebedouro é “resultado de um trabalho muito sério, realizado nos últimos dez anos. 80% das cidades brasileiras oferecem água contaminada, colocando em riscos à saúde da população. Isto pode provocar doenças crônicas, como câncer”, explica Feltrim.

Após a divulgação do estudo do Repórter Brasil, o presidente da autarquia confirma a qualidade e ressalta: “Bebedouro possui o mais alto grau de segurança, ou seja, a água da nossa torneira é de excelente qualidade”. 

Qualidade da água: Como é feito o tratamento em Bebedouro pelo Saaeb

Não basta apenas saber que Bebedouro tem água boa e oferece segurança no tratamento da água para a população. É preciso entender como é feito o tratamento que garante a qualidade da água de Bebedouro

Por isto, separamos abaixo os processos pelos quais a água passa desde sua chegada à Estação de Tratamento até chegar à torneira das casas.

Etapa 1

O Saaeb possui, no bairro Três Marias, a CAP1, que represa e capta água do Córrego da Consulta, com a utilização de duas bombas de 350 CV de potência, sendo uma reserva da outra, com capacidade de recalcar cerca de 480 m³/h de água bruta. 

Por meio de adutoras, a água é transportada até a ETA 1, onde esta será tratada.

Quando a água chega até este local, após passar pela calha parshall, recebe o ‘PAC’ (Policloreto de alumínio), produto químico próprio para o tratamento de água que substitui a cal e o sulfato de alumínio. É então que começa o processo de coagulação da água, com intuito de remover impurezas em suspensão fina, estado coloidal ou em solução, sendo suas funções principais desestabilizar, agregar e adquirir colóides, para transformá-los em coágulos.

Etapa 2

A floculação inicia-se com quatro floculadores que trabalham em velocidades diferentes. É neste momento que a água recebe um polímero não aniônico que ajuda na floculação, chamado assim por formar flocos na água. Com a continuidade da agitação (passando pelos floculadores) estes flocos tendem a se aderir uns aos outros se tornando pesados.

Ainda nesta etapa, a equipe de profissionais do Saaeb estão atentos às análises químicas em laboratório, a fim de verificar a concentração ideal do coagulante a ser aplicada em toda massa líquida, no ponto de maior agitação, tudo para garantir a qualidade da água.

Etapa 3

O processo de decantação dos flocos acontece por meio de um decantador que possui um movimento laminar com baixa velocidade, limitando aos flocos sedimentarem ao fundo do mesmo. O decantador da ETA 1 possui escoamento da água vertical, onde a água é dirigida para a parte inferior, elevando-se em movimento ascendente até a superfície do tanque. A limpeza e lavagem dos decantadores consistem, basicamente, na remoção dos flocos acumulados no fundo do tanque, de modo que estes não interfiram na qualidade da água retirada da superfície e encaminhada às etapas seguintes, esta limpeza é realizada semanalmente.

Etapa 4

Depois, dando ainda mais garantia da qualidade da água em Bebedouro, o Saaeb inicia a etapa de filtração, com objetivo de remover as impurezas, partículas sólidas que não foram removidos no decantador, resultando num efluente final de melhores características que o efluente do decantador. É nesta etapa de tratamento da água que ocorre o processo de 

coagem e absorção, isto é, adesão das impurezas nos grãos do leito filtrante. Esses filtros são levados sempre que necessário, a água percorre o filtro em sentido contrário ao de filtração, ou seja, a água entra por baixo empurrando a sujeira para cima.

Etapa 5

Chegamos à parte em que, após a filtração, a água recebe através de bomba dosadora, cloro (para a desinfecção) e flúor, este segundo que de acordo com as legislações existentes, a concentração de flúor para as águas de abastecimento público para o ser humano de estar entre 0,6 a 0,8 mg/l.

A água após o tratamento é armazenada em reservatórios. Na ETA 1 o volume total destes reservatórios é de cerca de 3 milhões de litros de água.

Bebedouro também possui a ETA 2, localizada no Horto Florestal, que represa e capta água do córrego do Retiro, utilizando-se de duas bombas de 350 CV de potência , sendo uma reserva da outra; com capacidade de recalcar cerca de 690 m³/h de água bruta. 

Uma das diferenças no tratamento de água da ETA 1 para ETA 2, é o uso da cloração por pastilha de tricloro na ETA 1 e cloração a gás na ETA 2, além de que na ETA 1 é pós-cloração e na ETA 2 é pré-cloração. Isto quer dizer que na primeira estação, adiciona-se o cloro após o tratamento de água e na segunda adiciona-se no início do tratamento, que mantém por todo o processo uma concentração ideal de cloro.

Garantindo a qualidade da água em Bebedouro

O Saaeb não para com a preocupação em oferecer água segura e de qualidade para Bebedouro. Mesmo após todos os processos pelo qual a água passa, para que haja melhor controle da qualidade, a cada hora é feita análise de cloro e pH. Para isto, são coletadas, em diferentes pontos da cidade, 80 amostras mensais para análises e assim conseguir manter um nível alto na qualidade da água tratada.

Além disso, a Autarquia também realiza análises semestrais conforme os parâmetros de potabilidade que são exigidos pela portaria nº888/2021 do Ministério da Saúde que procede a portaria nº 2914/2011, certificada pela ISO/IEC 17025.

A Vigilância Sanitária, como Órgão Fiscalizador realiza a cada 15 dias coletas de amostra da água distribuída na cidade e nos Distritos, que são encaminhadas para os Laboratórios do Instituto Adolfo Lutz, onde a mesma é analisada e tem a qualidade certificada e os relatórios são enviados através da Vigilância Sanitária para o SAAEB.