SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BEBEDOURO

Obras subterrâneas do SAAEB, mais eficientes, seguras e sustentáveis, são otimizadas com o Método Não Destrutivo.

06/03/2024

AS 12:14

Novo método de perfuração de ramais de água inovador que não prejudica o solo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB) está investindo em um novo equipamento para fazer as ligações de águas. O método não destrutivo (MND) permite que as obras sejam realizadas com mais rapidez, segurança e eficiência, causando transtornos mínimos aos moradores e ao trânsito.

O MND é um método que realiza uma abertura no pavimento média de 0,80 x 0,80 para localizar a rede de água e depois utiliza um perfurador não destrutivo tipo MOLLY com diâmetro de 50mm para perfurar o solo. Esse processo é rápido e eficiente, pois a velocidade média de perfuração 12m/h, sem a necessidade de escavar ou danificar todo o asfalto

O Presidente do SAAEB, Gilmar Feltrim, explica que o método não destrutivo possibilita um melhor gerenciamento das pressões das redes de abastecimento, favorecendo a eficácia do sistema. “Com o MND, nós conseguimos fazer a interligação das redes de forma mais rápida e econômica, evitando vazamentos, desperdícios e interrupções no fornecimento de água. Além disso, nós preservamos a infraestrutura urbana e o meio ambiente, reduzindo os impactos das obras”, afirma.

Antes de iniciar as obras, o SAAEB realiza o mapeamento da rua para pesquisar locais que não podem ser perfurados ou possuem algum tipo de interferência, como redes elétricas ou de gás. Depois, começa-se os trabalhos do MND, que são acompanhados por uma equipe técnica especializada.

O SAAEB já iniciou as obras com o método não destrutivo no bairro Bom Retiro.

A previsão é que o equipamento seja usado em outras regiões que necessitam de melhorias na rede de água.