SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BEBEDOURO

Qualidade do Saneamento em Bebedouro é superior à média nacional.

28/02/2024

AS 10:57

Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Córrego Bebedouro: Irá tratar 100% do esgoto gerado pelos Bebedourenses.

De acordo com o site Água e Saneamento, Bebedouro possui um dos melhores índices de saneamento básico do estado, com 99,98% dos moradores com abastecimento adequado de água, 97,28% com esgoto adequado, 99,98% com banheiro e 98,36% com coleta de lixo.

Esses dados refletem o compromisso da Prefeitura e do SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) com a qualidade de vida e a saúde da população.

O município tem uma população de 77.612 habitantes, dos quais 95,29% estão em área urbana e 4,71% em área rural.

Em relação ao abastecimento de água, Bebedouro atende toda a sua população com água potável, superando a média estadual de 96,6% e a média nacional de 84,2%. O serviço é prestado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB), que também é responsável pelo esgotamento sanitário.

Nesse aspecto, Bebedouro também se sobressai, atendendo 99,93% da população com coleta e tratamento de esgoto, enquanto a média estadual é de 92,18% e a média nacional é de 66,95%.

O presidente do Saaeb, Gilmar Feltrim, ressalta a importância dos investimentos em saneamento para o desenvolvimento da cidade. “Bebedouro está entre as cidades brasileiras líderes na oferta de serviços de saneamento para a população. É o que revelam os dados do Censo 2022, divulgado pelo IBGE, que mostram que o município possui um dos maiores índices de cobertura de água e esgoto do País. Isso é fruto de um trabalho sério e comprometido que vem sendo realizado pelo SAAEB, com o apoio da Prefeitura e dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que nos possibilitaram obter recursos do FEHIDRO para a execução de diversos projetos, como o controle de perdas, o plano diretor de esgotamento sanitário. Também temos novos projetos, como a implantação do centro de controle operacional, além da obra na elevatória Córrego Bebedouro, que irão modernizar e otimizar os nossos serviços, garantindo mais eficiência, transparência e segurança para os nossos usuários e para o meio ambiente”, afirma Feltrim.

Além disso, com a inauguração da nova estação de tratamento de esgoto Córrego Bebedouro, o SAAEB irá utilizar um sistema de tratamento biológico que separa os poluentes da água e devolve-a o mais limpa possível ao meio ambiente.

O objetivo ampliar a capacidade de tratamento de esgoto do município, beneficiando cerca de 80 mil habitantes. A obra, que contará com uma estimativa de investimento de mais de R$ 20 milhões, possibilitará o tratamento de 100% do esgoto de Bebedouro, evitando a poluição do córrego que tem o mesmo nome e que já foi um importante recurso hídrico para o município.

A previsão é que a obra seja concluída e inaugurada até julho de 2024, o que representa um grande avanço para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

Bebedouro é um exemplo de como um município pode investir em políticas públicas voltadas para o saneamento básico e garantir o acesso da população a serviços essenciais para a saúde e o meio ambiente. 

Fonte de informações:

https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/sp/bebedouro